MESCTI reitera aposta na qualidade

Luanda - A melhoria da rede de Instituições de Ensino Superior (IES), o aumento de cursos e de graduados, bem como a qualidade do ensino ministrado, com o reforço da qualidade de mestres e doutores, foi hoje, segunda-feira, realçada como uma das apostas do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI).
A ministra do sector, Maria do Rosário Sambo, defendeu este ponto de vista na abertura do I Conselho Consultivo do MESCTI que se realiza em Luanda, onde estão a ser abordados aspectos as estratégias e políticas relativas ao desenvolvimento do ensino superior, ciência e tecnologia e inovação, entre outros.
Para Maria do Rosário Sambo, a melhorar a rede de instituições do IES implica, em primeiro lugar, providenciar a racionalização de todos os recursos existentes, o que poderá levar à contracção de IES e reformular a distribuição das por regiões académicas.
Uma das políticas passa por maior interacção entre o MESCTI com os diferentes actores da sociedade civil, contribuindo no reforço do Estado Democrático e de Direito, bem como para a boa governação, disse, explicando que toda interacção inscreve-se no âmbito das estratégias nacionais que passa pela consolidação da paz, o reforço do estado de democrático e de direito, boa governação, reforma do estado e descentralização.
A interlocutora sublinhou estarem a resolver, a título excepcional, as situações de congelamento na carreira por falta de concurso público de acesso, com a aplicação do Estatuto da Carreira Docente do Ensino Superior (ECDES).
“Priorizamos esta medida, o que não significa que travámos os ingressos, pelo contrário, os trâmites para o concurso público de ingresso correm e esperamos ser céleres para a sua pronta execução”, advogou.

Angop

Comentários

Mensagens populares deste blogue

COMUNICADO