Ensino Superior reformula estruturas de regiões académicas.
Luanda - O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação vai, nos próximos tempos, proceder a reformulação das regiões académicas, passando pela reestruturação e fusão de determinadas instituições de ensino superior.
O anúncio foi feito à imprensa, em Luanda, pela ministra do Ensino Superior, Ciência Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Sambo, no final de uma visita de trabalho ao Instituto Superior de Ciências da Comunicação (ISUCIC), localizado na cidade do Kilamba, em Luanda.
A ministra explicou que esse processo de fusão e reestruturação de determinadas instituições de ensino superior tem o objectivo de rentabilizar os poucos recursos existentes no sector, para serem usados na melhoria das infra-estruturas existentes e na capacitação dos recursos humanos.
Lembrou que o ISUCIC lançou, recentemente, os primeiros 19 licenciados, de um grupo de 33 estudantes, tendo considerado a cifra baixa.
“Em função do bom resultado feito em termos do investimento sente-se que a eficiência formativa é baixa”, ressaltou.
Justificou o fraco aproveitamento de estudantes de algumas instituições do ensino superior devido a carência de docentes, já que em média existe um docente para 54 alunos.
Apontou ainda a débil preparação académica de base de determinados alunos como outro dos factores que concorre para o fraco desempenho de estudantes no ensino superior.
Para inverter o quadro, a governante disse as soluções passam por uma gestão rigorosa e concentrada de recursos, evitar a dispersão, apostar no campo da investigação científica e reorganizar alguns cursos.
Comentários
Enviar um comentário